MEDINA FAZ PAUSA NO INÍCIO DO TOUR PARA CUIDAR DO SEU BEM-ESTAR MENTAL

Gabriel Medina sorrindo em campeonato

Nosso tricampeão mundial de surfe Gabriel Medina anunciou sua retirada do início do WSL Championship Tour 2022.

Gabriel Medina foi às redes sociais para anunciar que se retiraria do início do WSL World Tour e não competirá nas etapas havaianas da temporada em 2022 devido a motivos de saúde e bem-estar mental.

“2021 foi um ano incrível pra mim, conquistei meu maior sonho como surfista que era me tornar tricampeão mundial. Era uma parada intocável pra mim. No ano passado, vivi uma montanha russa de emoções dentro e fora da água, o que afetou muito minha saúde mental e física. Ao final da temporada, eu estava completamente esgotado. Cheguei no meu limite. Tomei minha vacina durante as férias e achei que ia conseguir me preparar a tempo para a primeira etapa da nova temporada, que começa em um dos meus picos favoritos no mundo, Pipe. Não foi o caso. Decidi que não viajarei para o Hawaii e vou tirar um tempo para que eu possa me recuperar mental e fisicamente. Estou com uma leve lesão no quadril que venho tratando desde o final do ano passado.

Somado ao corpo, tenho questões emocionais que estou precisando lidar. Venho de meses muito desgastantes. Reconhecer e admitir para mim mesmo que não estou bem vem sendo um processo muito difícil, e optar por tirar um tempo para me cuidar foi talvez a decisão mais difícil que já tomei em toda a minha vida. Me questionei muito nos últimos tempos se deveria tornar isso público ou manter de forma privada, mas é justo que todos vocês que sempre torceram por mim saibam do momento que estou enfrentando. A saúde mental é muito importante. Preciso estar 100% mentalmente para voltar a competir. Voltarei mais forte. Amo vocês e obrigado por tudo.”

Do ponto de vista da Rip Curl, garantir que Gabriel seja apoiado incondicionalmente e que não tenha preocupações no caminho da sua recuperação é a prioridade nesse momento. “Gabriel é o nosso surfista número um na equipe internacional e faremos qualquer coisa para ajudá-lo a voltar ao seu melhor nível como surfista profissional e também com sua saúde mental plena”, disse o diretor de marketing da Rip Curl Internacional, Neil Ridgway.

“Para muitos esportistas campeões mundiais, as pressões de sempre vencer e a preparação para estar sempre em alto nível de rendimento são grandes e tanto as Olimpíadas quanto o Circuito Mundial WSL são ambientes difíceis de manter uma constância por muitos anos seguidos. Vimos altos e baixos com muitos dos nossos melhores surfistas campeões mundiais no passado e apoiamos Gabriel 100% em seu plano de se recuperar integralmente para estar pronto para retornar durante a temporada da WSL ainda nesse ano. O oceano é um local ótimo para se recuperar desse tipo de situação e sabemos que o Gabriel estará fora da sua programação normal de competições como parte de sua recuperação. Desejamos o melhor e estaremos sempre aqui para ajudá-lo no que for possível”, finaliza Ridgway.

Nos bastidores, os executivos da Rip Curl e a equipe da WSL têm coordenado ações para garantir que sua saúde e bem-estar mental estejam em primeiro lugar. “A saúde e a segurança de nossos atletas são de extrema importância, e apoiamos plenamente a decisão de Gabriel de priorizar seu bem-estar psicológico”, disse Erik Logan, CEO da WSL. “Queremos colocar os melhores surfistas do mundo na frente de nossos fãs durante o início da temporada, mas certamente respeitamos sua decisão. Obviamente sentiremos falta de ter nosso atual campeão mundial no CT em 2022 estreando em Pipeline, e estaremos aqui para recebê-lo de volta quando ele estiver pronto.”

Gabriel Medina será substituído por Caio Ibelli (BRA) no evento inicial do tour em Pipeline.

Se você precisar de suporte para melhorar sua saúde mental, procure um psiquiatra de sua confiança e não deixe para depois o início do seu tratamento. Reconhecer o problema e procurar ajuda são os primeiros passos para uma recuperação plena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *