Eddie Would Go! – Rip Curl Eddie Aikau Big Wave Invitational, apresentado pela Fundação Eddie Aikau.


Começa agora uma nova era no surf de ondas grandes em Waimea Bay.

Na celebração do 40º aniversário da primeira edição do Eddie Aikau Big Wave Invitational, temos o prazer de anunciar a nossa parceria com o icônico evento de ondas grandes. Honrando a vida e o legado do grande salva-vidas havaiano, o Eddie Aikau Big Wave Invitational é o auge do surf competitivo de ondas grandes na contemporaneidade.


PIC. Eddie Aikau Foundation


“Estamos muito orgulhosos de fazer parceria com uma marca como a Rip Curl. Todo mundo conhece a marca e sei que o meu irmão, Eddie, também estaria orgulhoso”, afirma Clyde Aikau, irmão de Eddie Aikau.



É uma honra incrível para a Rip Curl ser parceira do Eddie Aikau Big Wave Invitational”, disse Brooke Farris, CEO da Rip Curl. “Este evento é lendário, assim como os surfistas de ondas grandes que enfrentam as ondas gigantes de Waimea Bay. Com os nossos 55 anos de história e eventos de surf em todo o mundo, é com grande respeito que colocamos o nosso nome ao lado de Eddie Aikau, celebrando um legado incrível e apoiando um evento que significa tanto para a comunidade do surf.”



“O Conselho de Administração da Fundação Eddie Aikau tem a honra de dar as boas-vindas à Rip Curl como novo patrocinador dos eventos Eddie Aikau Big Wave Invitational. Acreditamos que a equipe e os executivos da Rip Curl compreendem a importância da nossa missão de perpetuar o legado de Eddie Aikau e da cultura havaiana”, acrescenta Linda Ipsen, Presidente da Fundação Eddie Aikau.


Criado em memória do falecido Aikau, um surfista e salva-vidas havaiano, e disputado pela primeira vez em 1984, o Eddie Aikau Big Wave Invitational requer um dia inteiro de ondas de 25 pés para ser realizado. Devido ao seu compromisso de se realizar apenas nas condições havaianas mais fortes, o evento só foi realizado dez vezes em 40 anos. O formato único apresenta uma lista de convidados exclusiva de 40 surfistas que são escolhidos pela família Aikau no início de cada época de inverno no Havaí. Há mais 23 surfistas suplentes também convidados.


Na última edição do evento, em 2023, o salva-vidas de North Shore, Luke Shepardson, conquistou a vitória de forma lendária. Shepardson tinha sido escalado para trabalhar na torre de salva-vidas em Waimea no dia do Eddie e fez pausas durante o seu turno para ir surfar suas baterias.


Acabou que venceu o evento perante quase 50.000 pessoas entusiasmadas na praia, bem como perante uma audiência online estimada em 3,5 milhões de pessoas. Luke teve de voltar ao trabalho depois de ter surfado sua última bateria. Quando os prêmios foram anunciados, Luke foi chamado da torre dos salva-vidas para o palco dos vencedores e recebeu o seu primeiro lugar.


Outros vencedores anteriores do Eddie Aikau Big Wave Invitational incluem o 11x campeão mundial Kelly Slater, o bicampeão mundial John John Florence, bem como os ícones das ondas grandes Greg Long e Bruce Irons e o primeiro vencedor de todos, Clyde Aikau.


Nascido em Kahului, Maui, em 1946, quando Aikau era adolescente já trabalhava na fábrica de conservas Dole, em Oahu, e rapidamente se afirmou entre os ícones do North Shore. Em 1969, foi contratado pela Cidade e Condado de Honolulu como o primeiro salva-vidas do North Shore. Não eram utilizadas embarcações motorizadas para os salvamentos, apenas uma prancha de surf e barbatanas. Centenas de pessoas foram resgatadas enquanto Eddie era salva-vidas e nenhuma vida se perdeu.


A linhagem da família Aikau vai até 1800 com o sacerdote havaiano Kahunanui Hewahewa, que era o proprietário e zelador de todo o vale de Waimea e suas belas praias.


“Antes de Eddie Aikau ser o rei de Waimea, ele era o rei de Sunset”, descreve Mason Ho, cujo pai, Michael Ho, cresceu na água ao lado de Aikau.


Defensor da cultura e do povo do Havaí durante toda a vida, em 16 de março de 1978, Aikau partiu na Hōkūle’a, uma canoa tradicional havaiana de 60 pés, com uma tripulação de companheiros marinheiros havaianos. A embarcação zarpou de Oahu numa viagem de 30 dias e 2.500 milhas que tinha como objetivo viajar até ao Tahiti e ilustrar como os polinésios eram capazes de atravessar a vasta e expansiva abertura do Oceano Pacífico.


Quando o Hōkūle’a passou pela ilha de Molokaʻi, um dos cascos começou a vazar e o barco virou. Aikau partiu na sua famosa prancha de surf para remar em busca de ajuda. A tripulação acabou por ser resgatada, mas, tragicamente, Aikau nunca mais foi visto. Entre as suas proezas no surf, foi este altruísmo e dedicação aos membros havaianos da sua tripulação que ajudou a criar a lenda de Aikau.


“O Eddie homenageia o carácter notável e os valores demonstrados por Eddie Aikau durante a sua carreira como salva-vidas heroico, surfista de ondas grandes e membro da tripulação da canoa de viagem havaiana Hokule’a. A nossa parceria com a Rip Curl, uma organização internacional, nos dá a oportunidade de partilhar o espírito Aloha que Eddie Aikau exemplificou, com um público mundial,” continua Ipsen.


Fique atento a mais detalhes sobre o próximo Eddie Aikau Big Wave Invitational, uma vez que nós e a família Aikau estamos entusiasmados por levar este evento icônico a um novo patamar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *